PROJETOS de  pesquisa

Research Projects

PVG15749-2018 MADEIRA, CONHECER PARA PROJETAR

EDNA MOURA PINTO

 

O desenvolvimento tecnológico da madeira enquanto material para realizações construtivas tem crescido substancialmente nas últimas décadas. A aplicação da madeira no setor construtivo, seja envolvendo aspectos arquitetônicos ou de engenharia, requer conhecimento sobre as propriedades mecânicas, tecnológicas e tectônicas desse material para as diferentes espécies existentes. O conhecimento pode garantir melhor empregabilidade da madeira. Se cogitarmos o uso de espécies nativas, tanto de origem amazônica, mas também abrangendo espécies da caatinga para o uso na construção civil, poucos serão os estudos que poderiam respaldar essa possibilidade, embora sejam constatados registros de seu emprego, ainda que vernacularmente, em componentes construtivos. Visando preencher essa lacuna de informações, esse projeto se propõe a promover e difundir o uso da madeira por meio do estudo de suas propriedades, sistemas construtivos e práticas projetuais a serem implementadas nos cursos de arquitura e engenharia civil.

 

PVG8583-2012  UTILIZAÇÃO DA MADEIRA COMO MATERIAL CONSTRUTIVO

EDNA MOURA PINTO

Os poucos referenciais, bibliográficos e edificados, voltados a construções em madeira não contemplam de modo objetivo as questões práticas necessárias para a elaboração dos projetos, como por exemplo, o detalhamento entre os elementos estruturais, dispositivos de ligação e esforços a que são submetidos. Esse projeto de pesquisa, por meio de levantamento bibliográfico em normas; livros; artigos acadêmicos; periódicos; rede internacional de computadores, nacionais, visitas in loco visa realizadar um levantamento e síntese das disposições construtivas em sistemas construtivos em madeira tendo como critérios a classificação e descrição por meio dos esforços a que esses elementos são submetidos e deste modo promover a sistematização das informações e gerar material subsídio para as disciplinas tecnológicas do curso de arquitetura, bem como para profissionais do setor construtivo.

PVG8557-2011 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO TÉRMICO E INTEMPERISMO EM HABITAÇÕES DE PAINÉIS DE TAIPA NO MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA, RN

EDNA MOURA PINTO

 

Vários são os agentes causadores de prejuízos à durabilidade dos sistemas construtivos, A taipa é um sistema construtivo tradicionalmente praticado no Brasil, atualmente visto como menor importância frente ao destaque que desempenhou no BraSil colônia. Dentre as várias questões que contribuem para sua depreciação estão relacionados fatores socio-culturais e durabilidade. A cidade de João Câmara, situada no interior do Estado do Rio Grande do Norte, vitimada por uma série de abalos sísmicos, fez uso da taipa de mão como alternativa para a reconstrução das habitações abaladas pelos tremores. Esse sítio, hoje, passadas duas décadas, se mostra como importante fonte de informação sobre o desempenho do sistema construtivo em taipa, tanto para avaliação do conforto térmico, quanto para a avaliação da durabilidade frente a ação das intempéries. Por meio de métodos experimentais, esse projeto se propôe a realizar uma avaliação qualitativa e quantitativa do conforto e durabilidade tendo como amostragem, habitações remanescentes.

BIOMASSAS ALTERNATIVAS COMO FONTE DE ENERGIA PARA INDÚSTRIAS CERAMISTAS DO SERIDÓ DO RN

GEORGE SANTOS MARINHO/ROSIMEIRE CAVALCANTE DOS SANTOS

grupos de pesquisa

Research Groups

 

 

Canteiro, Tecnologia e Gestão da Construção

 

 

 

Grupo de Estudos em Energia da Biomassa

 

 

Grupo de Estudos em Estrutura e Componentes Estruturais

Grupo de Pesquisa Energia e Ambiente

programas de pós-graduação

Post graduation Programs

 

 

Os membros do LABEM realizam orientações em três programas de pós-graduação

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL